Empresa

logo_cyprium

Cyprium,
uma história muito
além de sua fundação.

O ano é 1912. Os Dermargos, família original descendente de padres armênios, naquele momento situados na Síria, sobreviviam como artesãos de metais, produzindo pequenos trabalhos nas redondezas de onde viviam. Com o passar do tempo e com diversas crises político-religiosas, viver naquele país começou a ficar mais difícil; foi quando estourou a “Grande Revolta Drusa”, a revolta geral contra o domínio francês sob a Síria pós Primeira Guerra. Unidos, os Dermargosian, como eram conhecidos naquela região, decidem em 1925 migrar rumo ao Brasil, onde tinham a esperança e o sonho de terem uma vida melhor.

banner_empresa

Chegaram ao Brasil naquele mesmo ano, contudo, o país também vivia suas dificuldades e como haviam trabalhado com metais na Ásia Ocidental, os irmãos José e Eduardo Dermargos viram ali um caminho e conseguiram ingressar com um pequeno comércio de não-ferrosos, principalmente metais ligados ao cobre.

Cresceram e se estabilizaram, o comércio se tornou referência em São Paulo, distribuindo materiais importados e os fabricados pelas gigantes metalúrgicas do país.

No início dos anos 50, nasceu Ricardo Dermargos, caçula de 3 filhos do Sr. José, que cresceu em meio a todos esses acontecimentos e onde desde pequeno auxiliava no comércio de seu pai. Adorava aquele ambiente e mais tarde, em meados dos anos 80, a sociedade foi abalada pelo falecimento precoce de um dos sócios do estabelecimento e ele vê o fim do negócio entre os irmãos, que havia durado mais de meio século.

O sonho de empreender em uma metalúrgica se tornava mais distante para Ricardo, mas jamais morreria, pois corria em suas veias a arte de dominar os metais. Com o passar do tempo encontrou na Engenharia Mecânica a forma de fazer sua carreira profissional nesse segmento e alavancar o sonho que tanto almejava, de em algum momento, montar a sua indústria.

Duas décadas se passaram e um novo século se iniciava. Engº Ricardo Dermargos (já um engenheiro de larga experiência) casado e com filhos, nos últimos anos exerceu a profissão em grandes empresas de metais e adquirindo vasta experiência, se deparava com uma grande oportunidade que veio bater em sua porta. As coisas não iam tão bem, mas algo em seu coração dizia que atuar no mercado de “Trader” seria a porta de entrada para a tão sonhada independência e realização e com muita coragem assim o fez.

ricardo-jr

Como diz o ditado: “é de grão em grão que a galinha enche o papo”. Agora “Os Ricardos”, pai e filho juntos, a experiência e a juventude, após muito trabalho e dedicação, formam uma carteira de clientes. Os caminhos se abrem e conseguem abrir uma modesta fundição com os primeiros lucros do ‘Trader”, um primeiro passo para o futuro, onde faziam simplesmente a fusão de materiais brutos para lingotes.

O serviço era pouco, mas a paixão era muita; a cada dia um novo desafio era superado e é somente com as provas que se têm a evolução. Se viram na necessidade de diversificar para poder ampliar o negócio e passaram a refinar os materiais e fazer ligas para grandes indústrias do ramo.

Chegamos em 2011, muito já havia se passado e o grande momento se consolida. Com nome inspirado nos tempos romanos nasce a Cyprium, empresa focada em ligas de bronze; uma indústria que carrega em seu DNA muitas batalhas, derrotas e decepções, mas também carrega o mais importante: a persistência, a ética e o trabalho duro.

Hoje, perto de se completar um século da imigração da Família Dermargos, dizemos que todo sonho pode sim ser realizado; a indústria se concretizou conforme seu idealizador sempre desejou: uma linha de produção eficiente onde cada matéria-prima é exatamente adequada em sua cadeia de produção, onde a tecnologia é capaz de transformar o bruto em uma “jóia preciosa”, uma indústria onde o respeito ao profissional é diariamente aplicado e o mais importante, a alta qualidade de um produto final é reconhecida.

Cyprium Metais, a indústria do bronze moderno.